quinta-feira, 20 de junho de 2013

Entrevista com Inácio Correia Pamplona

Inácio Correia Qual foi sua participação na inconfidência Mineira ?


Delatei Tiradentes,e seus companheiros a respeito das suas pretençoes de independencia de Portugal .


Como ficou conhecido o Processo aberto contra os inconfidentes ?

Foi aberto em 1789 , mais conhecido como devassa ,foi baseado nas denúncias de Joaquim Silvério dos Reis, Basílio de Brito, Malheiro do Lago, Inácio Correia Pamplona, tenente-coronel Francisco de Paula Freire de Andrade, Francisco Antônio de Oliveira Lopes, Domingos de Abreu Vieira e de Domingos Vidal de Barbosa Laje.


Como foi sua vida antes dos 30 anos ?

Eu fui  comerciante no Rio de Janeiro , e abastecia Vila Rica , e São João Del Rei , com diversas mercadorias .  


Como Foi sua vida Durante as grandes Expedições ?


Minha Vida foi pautada Durante as grandes Expedições no combate aos indios ,pelas batidas aos quilombos que se localizavam no Oeste de Minas Gerais e pelo controle quase que absoluto que detinha na região em função de possuir muitas terras e poderes conferidos pelos próprios Governadores.

Em 1764 o governador Luis Diogo Lobo da Silva  precisando aumentar o número dos contribuintes e das riquezas empreendeu uma expedição por várias partes de Minas Gerais com o objetivo de conhecê-la para melhor fiscalizá-las, e Voce foi convidado para auxiliá-lo no sentido de povoar e transformar os sertões de Minas em áreas produtivas . Qual foi o Objetivo desta expedição ?


Também era esvaziar as vilas das pessoas consideradas como vadias e sem trabalho.
“...As vilas e arraiais regurgitavam então de gente sem trabalho, ansiosas, aliás, por se colocar em novos distritos, onde melhorasse de sorte, e neste caso o primeiro passo a dar-se era criar lugares garantidos pela ordem e fortalecidos pela autoridade pública, livres de perturbações, tanto internas entre os moradores, como externas provenientes de malfeitores..." 


Correia Pamplona , Gostaria de saber um pouco mais de Sua vida , conte- nos .

Nasci em 1731 , na Ilha Terceira, no Bispado de Angra. Sou  filho legítimo de Manoel Correia de Melo e Francisca Xavier de Pamplona. Casei com Eugênia Luisa da Silva, mulata e filha de uma negra forra da nação Mina e de pai desconhecido. Com ela tive  seis filhos: Simplícia, Rosa, Teodora, Inácia, Bernardina e Inácio Correia de Pamplona Corte Real, que se tornou padre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário